Entrevista a Marco Fortes

1. Como se sentiu depois de se aperceber, em Split (Croácia), que o seu lançamento lhe tinha permitido bater o recorde nacional e obter os mínimos para os Jogos Olímpicos?

R: Nessa altura já tinha feito os mínimos para os J.O, mas poder confirmá-los numa competição internacional foi sem dúvida motivo para ter ficado muito contente, ainda mais com um recorde Nacional. Nessa altura senti que poderia chegar a qualquer distância e que não tinha limites, na verdade senti que tinha subido de nível e que a partir daquele momento me tinha tornado num atleta de nível internacional.

2. Que responsabilidade traz o facto de ser o único lançador masculino português a chegar aos Jogos Olímpicos?

R: Quanto às responsabilidades, qualquer Atleta Olímpico passa a simbolizar e fazer parte de um leque muito restrito de indivíduos que conseguiram lá chegar, e têm a responsabilidade de honrar o espírito Olímpico, e de a partir daquele momento me ter tornado num exemplo a seguir, ou pelo menos a ter em conta, na minha área.

3. Quais as lições que tirou da prestação em Pequim 2008?

R: Bem neste nível desportivo não se pode dizer que tiramos grandes lições quando algo falha, existem muitos factores que não podemos controlar, agora existem muitas coisas que podemos aprender, e é a lidar com este tipo de situações que se pode amadurecer muito, não só como atletas mas sobretudo como seres humanos.

4. Como reagiu às críticas depois das declarações de Pequim 2008: “ De manhã só estou bem na caminha”?

R: Reagi de forma muito incrédula, pois fizeram de uma brincadeira um escândalo Nacional, e isso para mim foi um pouco triste pois mostrou a verdadeira face do povo Português, que todos conhecemos mas só a sentimos quando somos confrontados com ela. Infelizmente o nosso país só valoriza as coisas más para logo a seguir pode-las criticar, já quando as coisas correm bem passa-lhes completamente ao lado, muito por culpa da nossa imprensa que faz questão de manipular a opinião pública de forma a poder ter o que vender! Felizmente existem pessoas no nosso país que não se deixam influenciar com ignorância que lhes é impingida todos os dias por jornais e a televisão.

5. Qual a importância do prémio Stromp na sua carreira?

R: Esse prémio veio premiar todos os sacrifícios, empenho e trabalho que tenho feito para alcançar os resultados que tenho feito, é sem duvida, para alem de uma grande honra, um enorme voto de confiança por parte de aqueles que têm acompanhado o meu trabalho e progressos, e dá um grande alento para continuar a trabalhar, sabendo que existem pessoas que entendem o esforço que é feito para concretizar aquilo que já fiz.

6. Após uma participação menos conseguida em Turim, o que podemos esperar daqui para a frente de si, tendo em vista os Jogos de Londres? Quais os objectivos?

R: Não poderiam estar mais enganados em relação ao resultado que alcancei em Turim, os bons resultados não são só as vitórias, tenho plena noção que estou no caminho certo para que melhores resultados possam aparecer, e nenhum atleta trabalha só para uma competição, ainda tenho uma época enorme pela frente, com muitas competições importantes pelo caminho. Em relação ao futuro os objectivos passam sempre por ir melhorando os meus resultados e não ter grandes problemas físicos, em Londres espero que tenha um pouco mais de sorte e que possa concretizar todo o meu potencial naquele momento. Até lá tenho muito trabalho pela frente, e se tudo correr bem até lá, podem esperar bons resultados, que não têm que passar única e exclusivamente por uma medalha, e garanto que não existe mais ninguém em Portugal que queira uma tanto quanto eu no Lançamento do Peso.

 

Aqui deixámos alguns vídeos deste grande atleta

Aqui fica o lançamento que deu o recorde português a Marco Fortes.

Apresentamos tambem uma reportagem da sic, um mês antes de Bejing 2008.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: