Entrevista a Jéssica Augusto

1. Como surgiu o seu interesse pelo atletismo? Com que idade?

R:  O meu interesse pelo atletismo surgiu em 1992, após os Jogos Olímpicos de Barcelona.  Lembro-me de ter assistido a estes pela televisão e ter-me sentido fascinada com todo aquele espectáculo. Em 1996, vi a Fernanda Ribeiro ser campeã olímpica e ai pedi ao meu pai para me levar ao SC.Braga para poder iniciar. Azar dos azares não encontrei ninguém e vim embora. Na escola,  competia muito com um amigo meu e soube que ele ia para o atletismo e fui atrás dele, tinha eu 15 anos.

2. Quais as principais dificuldades ao longo da sua carreira?

R: É difícil ser-se atleta de alta competição hoje em dia, temos poucos apoios, necessitamos de mais apoio médico o que as vezes não é possível. É um desporto individual que exige força de sacrifício, abdicamos de muita coisa e nem sempre somos recompensados. Não tenho tido muitas dificuldades ao longo da minha carreira, umas lesões mas nada que não passe.

3. Para si quais foram os momentos mais marcantes da carreira?

R: Todos os momentos são marcantes na minha carreira. Realço a primeira vez que fui campeã da Europa de cross em 2000, a primeira vez que baixei dos 15 minutos aos 5000 metros, a medalha de prata no Europeu de cross em 2008 e a minha estreia nos 3000/obstáculos. Tive também momentos menos bons que me marcaram mas que serviram para me fazer crescer como atleta e pessoa.

4. Como recorda a prova em Pequim 2008?

R: Com alegria e um pouco de tristeza. Com alegria, porque assisti ao maior espectáculo da minha vida, participei nele, desfrutei e fiz o que mais amo fazer na vida. Por outro lado, triste porque não me apurei para a final por infelicidade na passagem do ultimo obstáculo na vala.

5. Qual a sensação de estar naquele palco a representar Portugal?

R: É simplesmente fantástico. Corri com 90 000 pessoas  a assistir a minha prova, um tempo fantástico, um publico  muito acolhedor, tudo muito bom mesmo!

6. Quais as suas ambições no futuro próximo?

R: Estou a preparar-me para o próximo Campeonato do Mundo em Berlim. É o meu objectivo principal, ambiciono uma final e poder mostrar aquilo que no ano passado não foi possível!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: