1912 – Estocolmo – Jogos da V Olimpíada

Como prometido, deixámos a 2ª edição:

Estes Jogos – realizados entre 5 de Maio e 27 de Julho de 1912 – foram caracterizados por longas provas de resistência, com os 320 km na prova de estrada de ciclismo a constituírem a competição mais extensa da história das Olimpíadas; e com a meia-final da prova luta greco-romana a prolongar-se por 11 horas.

O finlandês Hannes Kolehmainen – finlandês voador – venceria três medalhas de ouro em provas de fundo (5 000 metros – sendo o primeiro atleta a baixar da barreira dos 15 minutos -, 10 000 metros e cross-country, que são provas em pisos distintos).

Hannes Kolehmainen

Hannes Kolehmainen

Jim Thorpe

Jim Thorpe

Mas o maior herói dos Jogos seria o índio americano Jim Thorpe, Campeão do Pentatlo (vencendo as 5 provas) e do Decatlo, com um recorde mundial.

Na sequência da fundação do Comité Olímpico de Portugal (em 1909), o nosso país teria a sua primeira participação, com 6 atletas (Atletismo, Esgrima e Luta), a qual viria a ser tragicamente assinalada com a morte de Francisco Lázaro – considerado candidato à vitória na Maratona -, a 22 de Julho de 1912, vítima de insolação ao untar com sebo a cabeça, tapando os poros, impedindo a transpiração, quando percorrera já 32 km de prova.

Nestes jogos, as medalhas distribuíram-se da seguinte forma:

quadro-de-medalhas-estocolmo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: